Uma das coisas que mais gosto nesse bairro é a locadora. Sei que nunca conseguirei ver nem 1/4 de todos aqueles filmes disponíveis lá e também sei que para ver muitos daqueles títulos, não preciso pagar nem sair de casa porque é possível conseguir pela internet. Alguns outros títulos não são tão fáceis de conseguir e muitas vezes fui até a locadora buscar. Outros eram filmes lindos e quando vimos na banquinha central dos filmes para venda, não resistimos e trouxemos para casa. A locadora é um mar de filmes. Sempre quando vamos lá, a realidade bate em minhas costas como se avisasse: há muita coisa que você ainda não viu, Mayra. E muita coisa que você deveria ver. Mas me sinto reconfortada porque há essa locadora perto de casa e parece que ainda tenho jeito, apesar de todos os filmes que ainda não vi. Há um mar de filmes bem perto de mim, filmes que não encontro na internet.
Por outro lado, sentimos uma tristeza íntima ao entrar na locadora da esquina. Porque afinal de contas, tem muita coisa na internet e as locadoras vão perdendo a sua função porque não são mais o único lugar com filmes disponíveis. Sabemos que é uma questão de tempo, que com o tempo as locadoras vão sumindo bem como as bancas de jornal. Na minha infância havia muitas, hoje já não são tantas e muitas delas ganham mais vendendo crédito pra celular. Há muito tempo eu não tinha férias e nessas primeiras férias que tivemos em anos, pegamos muitos filmes na locadora e lembrei dessa maravilhosa sensação de entrar num mar de filmes e poder enxergar tantas possibilidades no horizonte,
Mas o sol se põe e o Beethoven mandou mensagem dizendo que a nossa locadora vai fechar. Nos sentimos culpados. Deveríamos ser mais sérios com o nosso princípio de contribuir com os comércios da nossa região. A locadora está vendendo todos seus filmes. Peixinhos perdidos num grande mar, esperando lugares novos para morar. A minha impressão diante da água que seca e dos peixes que precisam de um novo lar, é que eu nunca voltei com tantos filmes bons para casa.
(Mayra Guanaes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário