segunda-feira, 11 de maio de 2015

O Importante da Vida é Gozar.

Eu passei a vida tendo medo do que as outras pessoas iam pensar de mim. Quantas vezes preferi me esconder para não precisar me expor ao estresse de conhecer gente nova, chorei por estar sozinho? Quantas vezes errei, me afobei e assustei as pessoas ao meu redor, por não saber lidar com meus próprios medos? É difícil fazer as outras pessoas gostarem de você, quando você mesmo não consegue fazer isso. É impossível viver sem amor-próprio, porque é como se estivessemos presos a quem mais odiamos, se irritando com cada mania, cada palavra, frase e criando certezas estúpidas sobre nós mesmos. Além disso, esse tipo de coisa só se aprende sozinho, e problemas sociais e sentimentais só pioram a cada dia em que os ignoramos. Um adolescente amedrontado é normal, mas um adulto amedrontado está destinado a ter muitas dificuldades desnecessárias só por seu medo.

Eu aprendi a gostar de mim mesmo muito tarde. Com 22 anos, já havia perdido muitas oportunidades, festas, até mesmo amores por não saber confiar em mim mesmo. Com 22 anos, eu já queria definir que tipo de pessoa eu era de acordo com o que as outras pessoas diziam que gostavam em mim, mas quando eu me perguntei que tipo de pessoa eu queria ser? Fiz três anos de uma faculdade que eu escolhi com 18 anos por ser “algo bem perto do que eu queria na vida”, e mesmo quando percebi que aquilo não era para mim, insisti para não parecer um covarde na frente da minha família. Até mesmo nos meus namoros e no sexo que eu fazia, queria sempre parecer mais seguro e demonstrar um conhecimento do meu corpo que eu não tinha.

Foram necessários anos de terapia e até remédio para resolver esse problema. Além de um relacionamento abusivo às avessas, em que, diferente de tudo que já se viu, é o homem que sofre com uma companheira ausente, interesseira, que se aproveita e mente. Foi só depois de um ano inteiro de conflitos, que a  para mudar a própria vida surgir. Até eu decidir que a vida é uma festa, e se tivermos medo de dançar errado, nunca aproveitaremos a chance que temos de aprender. Não podemos nos acovardar de gostar de coisas que as pessoas ao nosso redor não gostam, nem de fazer aquilo que dizem que é loucura, que é errado ou até vexatório. Não é porque alguém tem vergonha de pular feito maluco na festa, que você tem que ter também.


Um conselho para sua vida: Se divirta. Nada é vergonhoso enquanto você está se divertindo. Agora, se alguém achar que o que você está fazendo é vergonhoso, é porque ela tem medo, ou acha que existe uma maneira certa de se divertir. Essas pessoas a gente ignora, porque são as que já estão seguindo um modelo engessado de vida sem nem mesmo perceber. Aproveite a vida sem medo, beije quem você acha bonito, transe com quem você tem desejo, goze e faça gozar. Dance e se deixe levar até de manhã, porque é só isso que importa. Você é x melhor amigx que você pode ter, então se ame, seja você quem for e não o que as pessoas querem que você seja.

E não se esqueça: Goze a vida, porque é isso que importa. Gozar.

By Vitor Murano (feito às pressas e sem revisão. Desculpem)