- Nasci sem enxergar e vou morrer assim. Não tem transplante que me faça ver. Sou cega, nada além e nem a menos que isso.
Não falava de um jeito que deixasse as pessoas com dó ou compaixão, falava que era cega com a mesma tranquilidade que falava que era capricorniana, com a mesma naturalidade que o sol se põe no horizonte.
E foi ela que me fez ver o mundo.
- Não há liberdade quando se é como sou - disse eu, em certo momento de alguma de nossas diversas conversas.
- Não há liberdade quando se é diferente - ela me respondeu de prontidão.
Nesse momento fez carinho em sua cão guia, Emma, uma labradora de pêlos pretos, muito dócil e muito atenciosa. Emma nunca tinha deixado sua companheira não enxergar, em uma cumplicidade que só as duas compreendiam.
- O que eles querem é definir padrões, quem não se encaixar que se exploda pra eles. A liberdade nunca é dada para aqueles que estão fora das caixinhas.
- E para os que estão dentro? - perguntei sonhando que um dia eu pudesse estar dentro dessa tal caixa padronizada, com uma liberdade imaginada em minha cabeça.
- Bom, ela é uma fantasia que eles gostam de acreditar que possuem, mas que no fundo existe para os que estão dentro dos padrões tanto quanto para os que não estão.
Mal deu tempo de absorver o que ela me dissera e ela já estava em outro assunto, na sequência estávamos ouvindo música e falando do calor, enquanto Emma se divertia na piscina, quase que com um convite dizendo que devíamos entrar também.
No rádio começou uma música, e de uma forma totalmente inesperada, vi, com os ouvidos, que ela recitava um trecho:
"Esses dias, estava pensando. Stevie Wonder nasceu cego- Na minha mente, a definição de sunshine é uma conversa com você - ela me disse, por fim.
E, quando ele diz "sunshine" - nascer do sol, fala de algo que ele nunca viu
Talvez seu sorriso seja a definição de Sunshine na mente de Stevie Wonder"
E então vi quão livre ela era, ela falava sobre viver como mais ninguém e ali entendi, que há liberdade sim, e ela está onde os outros não enxergam.
(Clara Di Lernia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário